capa

Amigos, quero compartilhar algo muito legal que me aconteceu:

No mês de agosto desse ano marquei para fazer uma avaliação postural no Lapex (Laboratório de Pesquisa e Exercício) da ESEFID (Escola Superior de Educação Física, Fisioterapia e Dança) – UFRGS. Como estou cursando Educação Física, fiz algumas cadeiras de esporte onde comecei a sentir um grande desconforto nos meus joelhos, ombros e também ao subir escadas, a dor (Dor?? com essa idade?? Sim! Era sedentária…ERA) não ocorre com regularidade, é algo bem esporádico mesmo, mas incomoda, e MUITO! Mas não posso deixar de praticar minhas atividades, não é?!
Enfim, dia 9 de setembro fui fazer a avaliação e estava super ansiosa para ver como ia ser, confesso que adorei! Fiz algumas fotos de costas, perfil e de frente, onde a fisioterapeuta marcou os pontos no corpo que seriam avaliados e depois executei alguns exercícios com poucas repetições, alguns em isometria e preenchi umas avaliações. Depois tudo isso foi avaliado e dia 5 de outubro me enviaram o laudo dizendo como está a minha postura.

O resultado??

Bem, foi melhor do que eu esperava, mas não foi 100%. O mais importante? Postura inadequada utilizada por muito tempo na frente do computador (minha cadeira é muito desconfortável e não consigo ficar na postura que deveria) e também carregar a mochila em um ombro só, confesso que isso é vício mesmo, mas estou tentando corrigir, é sério!
E para vocês verem como é vício mesmo, quando eu estava saindo da sala, depois de conversar com a fisioterapeuta sobre o laudo e sobre exercícios que posso fazer para melhorar, fui dar tchau para ela e a mochila estava lá, em um ombro só novamente. Ela me olhou e disse:
– Gláucia, o que nós acabamos de conversar sobre a mochila nos dois ombros?
Eu olhei para ela e comecei a rir… não tinha me dado conta, aquilo já estava automatizado.
Então respondi:
– Está certo, vou me policiar mais sobre isso. E coloquei a mochila nas costas, como deve ser. 😉

Aonde eu quero chegar??

Nosso dia-a-dia costuma ser tão corrido, as vezes nem conseguimos respirar corretamente, estamos sempre correndo daqui pra lá e de lá pra cá e com um milhão de coisas para fazer, as vezes fazemos mais de uma coisa ao mesmo tempo, se não acaba faltando tempo pra resolver tudo, o que acontece na maioria das vezes, e com tudo isso não paramos pra perceber como está a nossa postura (como sentamos na cadeira, como estamos parados enquanto esperamos o ônibus, como usamos a mochila, como varremos a casa, como usamos o celular ao longo do dia) e com tempo e vício isso pode prejudicar MUITO a nossa postura.

Então a dica??

Procure prestar mais atenção nesses detalhes, veja se ao executar determinado movimento você sente desconforto e tente corrigir. De repente fale com um educador físico para te dar algumas dicas do que fazer para otimizar a sua postura e pratique alguma atividade física. Óbvio que vou te indicar praticar Pilates, como já dizia o grande meste:

Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito.”
Joseph H. Pilates

Eu já tomei as providencias para corrigir a minha postura e você?
Conta aqui nos comentários como é sua postura, se sente alguma dor e se fez algo para melhorar.

Um beijo e até o próximo post!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estes Tags e Atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>