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Quero apresentar para vocês um exercício de nível iniciante preparatório para o próximo exercício chamado Roll Up (falaremos sobre ele em outro post).

Após iniciarmos o aprendizado pelo exercício Hundred, executamos o Half Roll Down e progredimos até chegar no Roll Up. Aos poucos não será mais necessário realizar o Half Roll Down.

Seus objetivos são:

  • Mobilizar e flexibilizar a coluna vertebral;
  • Trabalhar a curva “C” da coluna (desenhando a letra “C” desde a cabeça até o cóccix);
  • Aumentar a capacidade pulmonar (reforçar os pulmões);
  • Trabalhar a estabilização da cintura escapular;
  • Fortalecer a musculatura abdominal;
  • Trabalhar o alinhamento corporal.

Inicie o exercício sentado com as pernas afastadas na largura do quadril, pés apoiados no solo. Segure por trás das coxas, mantendo os cotovelos abertos, ombros em linha com os quadris e o olhar em direção ao centro de força (Powerhouse).

Comece praticando esse exercício como preparatório para articular a coluna, pensando sempre em crescer e abrir espaço entre cada uma das vértebras.

Você pode realizar cinco repetições e o movimento deve ser bem controlado (não esqueça dos princípios do método, lembra quais são?).

Abaixo segue um vídeo mostrando a execução do exercício:

E ai, já tentou fazer o exercício? Bem simples e fácil não é? Sem contar os benefícios que você já vai estar trabalhando. De qualquer forma, lembre-se de sempre ter o acompanhamento de um instrutor de Pilates para lhe auxiliar na execução de cada exercício.

 E se você gostou do post, sentiu vontade de fazer o exercício ( ou no mínimo uma pontinha de vontade), comenta aqui em baixo como foi sua experiência, se gostou ou não, como se sentiu durante e após o exercício.

Um beijo e até o próximo post, tchau!

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