post

Muitas pessoas me perguntam quanto eu pago pra fazer aula de Pilates e eu digo: “Olha, é caro… vai variar em torno de R$300,00  por mês pra quem quiser fazer aula individual, em dupla sai um pouco mais barato, mas isso vai depender da localização do studio, a classe social dos indivíduos de determinado bairro.” Enfim, não é caro apenas por isso, mas principalmente pelos aparelhos.
Andei fazendo um cálculo beeeem por cima e se futuramente quiser abrir um estúdio vou gastar em torno de R$30.000,00 +/-. É muito dinheiro, mas eu vejo como um ótimo investimento a médio e longo prazo. Só em tu ver o resultado na melhora do condicionamento dos teus alunos, já valeu todo o valor gasto.

Pilates criou uma verdadeira academia, portanto, uma autêntica sessão do método, compõe-se sobretudo do trabalho nos aparelhos, além do trabalho no colchonete (eu uso um tapete para Pilates). As medidas exatas de todos esses aparelhos foram aperfeiçoadas pelo próprio Pilates, consequência da investigação e do desenvolvimento de seu método. Na hora de escolher um studio de Pilates, é extremamente importante que os aparelhos sejam verdadeiras réplicas dos modelos originais, pois do contrário os resultados nunca serão de modo algum parecidos com os obtidos com o trabalho nos aparelhos adequados. Com as imitações modificadas dos aparelhos se investe um tempo muito superior de treinamento para poder conseguir algum resultado similar ao que se consegue com os projetos iniciais.
Usando a lógica e o bom senso, pense em como este ponto pode ser importante: todos os exercícios imaginados e criados pelo próprio Pilates foram desenvolvidos e experimentados em seus aparelhos. Os aparelhos vêm a ser “a roupa sob medida” dos exercícios criados por Pilates.

Em seguida, apresento e descrevo alguns dos aparelhos mais importantes de todos aqueles criados por Joseph Hubertus Pilates para o desenvolvimento do seu método:

Cadillac;

CadillacUma plataforma em forma de cama cercada por uma moldura de metal, onde estão fixadas a barra de empurrar, barra do trapézio, barra de rolamento posterior e as molas para os braços e para as pernas, que têm uma resistência variável. Os exercícios executados neste aparato visam, principalmente, trabalhar as pernas, abdômen, os quadris, as costas e o peito, e é, ao mesmo tempo, especialmente benéfico para as pessoas que possuem costas pouco flexíveis.
Além disso, este aparelho foi projetado para evitar que as pessoas de idade avançada ou lesionadas tenham que se abaixar até o solo, já que tem altura adequada para facilitar o desenvolvimento dos exercícios para este tipo de alunos.

 

Universal Reformer;

reformer

É, por excelência, o mais popular e, como seu nome indica, ajuda a “reformar”, trabalhando de forma integral todo o corpo, desde a ponta dos pés até a cabeça.
É uma plataforma parecida com uma cama, com um carro deslizante composto por uma peça móvel para apoiar a cabeça e dois blocos para apoiar os ombros. Este carro se move ao longo da plataforma, na qual também existe a barra para os pés. O carro está preso à plataforma por algumas molas, que oferecem uma resistência variável e representam a função dos músculos. Trabalhando, controlando e esticando estas molas, o carro desliza com fluidez e os músculos se fortalecem, se alongam e tonificam sem criar um grande volume muscular. Os exercícios praticados no Universal Reformer são realizados em diversas posições: deitado, sentado, ajoelhado, em pé, de lado, e são executados com um número muito baixo de repetições.

 

High Chair (cadeira alta);

high-chair

Um aparelho em forma de cadeira com um espaldar alto, duas barras, uma de cada lado, com asas para as mãos e um pedal fixado com duas molas de resistência. É excelente para fortalecer o centro de força, os quadris, glúteos, pernas, joelhos, pés, tendão de Aquiles e os braços, assim como para potencializar o controle e o equilíbrio.

 

 

 

Ladder Barrel (Barril Grande);

ladder-barrel

A estrutura do Barril Grande foi planejada para ajudar a trabalhar o alinhamento correto do corpo. O trabalho se concentra em fortalecer o centro de força e o tronco, além de alongar a coluna, pernas e pés. É um aparelho imprescindível para realizar alguns exercícios do sistema intermediário e também de alongamento, e é excelente para praticar e introduzir alguns exercícios avançados que mais tarde serão realizados no Universal Reformer.

 

 

Wunda Chair;

wunda

Pilates criou este aparelho para as pessoas que não podiam ir com frequência ao seu studio, mas possuíam algumas bases muito sólidas do seu método. É  a academia caseira original.
Um dos aparelhos mais desafiadores, já que exige um conhecimento intermediário-avançado do método. É de grande ajuda para fortalecer o centro de força, além de trabalhar a coluna, quadris, glúteos, pernas, pés e equilíbrio.

 

Magicle Circle;

magic-circle

Magicle circle (círculo mágico) foi projetado para se realizar exercícios nas posições, deitada, sentada e em pé. Não é um aparelho para principiantes, pois deve-se trabalhar a partir do centro de força, e embora ajude a fortalecer os músculos internos da pélvis, peito, braços e pernas.

 

 

 

 

 

 

Então, se você gostou desse post comenta aqui em baixo deixando a sua opinião e também curti a página do site lá no facebook. 😀
Um forte abraço e até o próximo post! :*

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estes Tags e Atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>